sábado, 6 de março de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa é lançada em Belém

A 2ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, foi lançada em Belém para toda Região Norte. A cerimônia de apresentação da Olimpíada foi promovida, na manhã desta quinta-feira (4), na Igreja de Santo Alexandre, em Belém para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins.

O evento tem o objetivo de ampliar as competências de leitura e escrita entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade por meio da formação de professores. Até a etapa nacional, em Brasília, no mês de novembro, serão quatro etapas: escolar, municipal, estadual e regional. Além da distribuição de material didático, o programa promove oficinas de leitura e produção de texto para professores, desenvolvidas entre os meses de março e agosto.

Podem participar professores e alunos de 5ª a 9ª série do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. As inscrições serão feitas de acordo com a série de cada estudante, o gênero literário destinado a cada uma delas são: Poema, Memórias, Artigo de Opinião e Crônica.

Na primeira edição da Olimpíada, em 2008/2009, o Pará contou com 2 239 escolas inscritas, sendo o Estado que mais inscreveu escolas e teve um estudante de uma escola estadual do município de Altamira, entre os semi-finalistas. A meta em 2010 é atingir 80 mil escolas, em 5 450 municípios de todo Brasil.

Para a secretária Adjunta de Ensino, Ney Cristina Oliveira, que representou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Olimpíada possibilita o estímulo e, apesar da competição, o sentimento de cooperação entre as escolas. “Além de possibilitar o processo de capacitação de professores, a Olimpíada melhora a auto estima dos estudantes e cria ambiente motivadores”, destacou.

Ney Cristina informou que a Seduc está providenciando a sua inscrição no programa. Após as inscrições das redes de ensino, cada escola pode fazer a sua inscrição nos sites do MEC, da Fundação Itaú Social e da Olimpíada.
Fonte: Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário