segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A língua que une os povos

A XIV Feira Pan-Amazônica do Livro abre na próxima sexta-feira com países de língua portuguesa como homenageados

A Feira Pan-Amazônica do Livro está chegando e este ano vem recheada de atrações em sua 14ª edição, dedicada a países africanos ligados ao povo brasileiro por algo em comum: a língua. A nona edição da Feira, que acontece no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia entre os dias 27 de agosto e 5 de setembro, traz na temática a literatura e produção cultural dos países africanos que falam português e para celebrar esta relação cultural o show de abertura terá nada menos que a Timbalada, com seus batuques em apresentação gratuita no palco deck do Centro de Convenções.

Entre os destaques da programação literária deste ano, bate-papo e palestras com escritores como Mário Prata, Carlos Heitor Cony, Caco Barcellos, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Marcel Souto Maior, o educador Celso Antunes, o novelista Walcyr Carrasco, a roteirista e apresentadora Fernanda Young, o cineasta Joel Zito Araújo, a sexóloga Laura Muller (do programa 'Altas Horas'), o rapper Rapin Hood e, novamente, o dramaturgo Ariano Suassuna, que faz questão de participar do evento todos os anos. O patrono deste ano será o paraense Bruno de Menezes, que teve uma obra intimamente ligada ao africanismo e à cultura negra no Brasil.

Além da Timbalada, a programação musical da Feira deste ano está repleta de atrações de qualidade. Em cada dia do evento uma atração nacional irá embalar o público. Timbalada, Jorge Aragão, Leila Pinheiro e Milton Guedes, Calypso, Lenine, Luiza Possi, Emílio Santiago, Sandra de Sá e Moveis Coloniais de Acaju encabeçam a lista de shows musicais que acontecem gratuitamente no deck do Hangar. Entre as atrações, uma das mais esperadas é a apresentação de Gilberto Gil. Com uma carreira sólida e tendo participado do movimento da Tropicália, o compositor já lançou a surpreendente marca de 56 álbuns lançados, sendo que no último, 'Fé na Festa', Gil se lança às origens do forró para relembrar o começo de sua carreira.

Os shows no deck são gratuitos, mas há uma novidade para quem quiser assistir aos shows em uma área reservada no deck. Quem quiser acesso a esse espaço mais próximo do palco terá que trocar o ingresso por um livro infantil novo, que ao final da feira será destinado a uma biblioteca escolar pública. A troca será feita diariamente a partir do horário de abertura da feira, às 10h, exclusivamente para o show da noite em um posto de troca na entrada do pavilhão de feiras, limitado a duas trocas de ingresso por RG.

Extraído do portal orm

Nenhum comentário:

Postar um comentário