quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Celebrada a abertura do Círio

Está aberto oficialmente o Círio de número 218. A solenidade foi realizada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no início da noite de ontem. Juntamente com toda a Diretoria da Festa de Nazaré, dom Alberto recepcionou a governadora Ana Júlia Carepa, todos os comandantes militares da Amazônia no Pará, a diretora da Guarda Municipal de Belém, Ellen Margareth, que representou o prefeito Duciomar Costa, na entrada da igreja, e com eles caminhou até o altar, onde celebrou as boas-vindas.
O arcebispo disse que faria a abertura do Círio junto com a Arquidiocese de Belém, os padres barnabitas e todos os voluntários da Diretoria da Festa da forma mais simples para acolher os fiéis. "A forma mais simples de começar o Círio é com a consagração de Nossa Senhora de Nazaré, peço que abençoe todos os bons propósitos da multidão que vem para o maior evento católico do Pará, que todos tenham saúde e se sintam muito bem acolhidos. Com alegria e as bênçãos de Deus e da Virgem de Nazaré eu declaro aberto o Círio", celebrou. Dom Alberto acredita que, assim como para ele, o Círio deve ser sempre o primeiro e diferente para todos os fiéis.
Depois da bênção, o arcebispo e todos os convidados voltaram para a Praça Santuário de Nazaré, de onde assistiram a uma queima de fogos, que acordou os periquitos, que tradicionalmente atravessam das ilhas para se alimentar das mangas nessa época de Círio, e pernoitam nas mangueiras e na grande samaumeira da Praça. Foram os periquitos que fizeram o fundo sonoro para o acionamento da iluminação da Basílica Santuário.
A iluminação, que tem 172 lâmpadas de vapor metálico, foi toda revitalizada. Além da substituição das queimadas. O projeto foi feito pela designer de iluminação, Lúcia Chedieck. Também foi revitalizado todo o sistema elétrico, que utiliza mecanismo automático para acender e apagar conforme o horário. "É um sistema muito econômico e resistente ao tempo, o mais importante é a estética cênica com luzes frias e quentes, que destacam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, os anjos, as cúpulas e os sinos, com ar celestial e humanitário", disse a artista. Também foram iluminados os arcos na avenida Nazaré e a banda sinfônica do corpo de fuzileiros navais da Marinha tocou músicas sacras do Círio durante a solenidade.
A Diretoria da Festa de Nazaré também fez uma festa de confraternização para agradecer aos realizadores, patrocinadores e parceiros. A cerimônia foi na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. Todos receberam diploma e um broche de ouro, com a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré. A estudante Débora Pinheiro Xavier, do 2º ano do ensino médio, recebeu o prêmio de 1º lugar no concurso de redação do Círio 2010 ganhou um computador e um título de capitalização de R$1.000. O 2º lugar ficou com a estudante Izabelly Reis Loureiro, do 3º ano do ensino médio, e Giza Hellen Nonato Miranda ganhou o 3º lugar.
Ofir Loyola recebe a visita da virgem
O Hospital Ofir Loyola recebeu a bênção da Nossa Senhora de Nazaré durante o 1° Círio interno realizado ontem, dando início à comemoração pelos 98 anos desta casa de saúde na assistência à população da região Norte. O evento se iniciou com a celebração da missa no auditório Luiz Geolás e seguiu com a procissão dos servidores e pacientes pelas dependências do hospital.
Para o pe. Benedito Moura, é fundamental que o hospital receba a visita de Maria, por ser um local que salva vidas tanto no aspecto humano quanto no psíquico. "Espero que o Ofir Loyola continue desenvolvendo atividades humanizadas para salvar vidas no sentido integral da palavra, trazendo a saúde física e mental para os pacientes, além de ser um local de encontro e renovação de forças", diz.
"Maria representa a cura pela fé e faz com que os pacientes se sintam confortados. A visita dela é muito importante para expressarmos nossa gratidão pela existência do HOL, que já assistiu e proporcionou saúde para muitas pessoas enfermas", afirma Maria de Lourdes Silva, Diretora de Departamento do HOL e funcionária do hospital há 21 anos. Na manhã desta sexta-feira, dia 8, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré fará a tradicional parada em frente ao hospital para abençoar os pacientes, durante o traslado.
Continue lendo: portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário