sábado, 27 de março de 2010

Mercado do Ver-o-Peso completa hoje 383 anos

São 383 anos que escondem inimagináveis histórias para se contar. A maior feira livre da América Latina, o mercado do Ver-o-Peso, é um dos pontos de Belém que resistiu ao tempo e continua enchendo os paraenses de orgulho pela singularidade que lhe é peculiar. Hoje, os belenenses festejam em comemoração ao aniversário de um dos maiores pontos turísticos da cidade relembrando dos fatores que deram início ao complexo.
Desde que os portugueses se instalaram na região, o porto foi usado para a troca de serviços e produtos onde também funcionava a casa do Haver-o-Peso. O nome foi dado porque no local era cobrada a tributação para a Coroa pela comercialização dos produtos, após serem devidamente pesados. Além disso, foi do complexo que a frota do comandante Pedro Teixeira saiu para em 1637 estender a linha de Tordesilhas aos limites atuais. O já conhecido padre Antônio Vieira também passou por lá para a realização do trabalho missionário.
Os cabanos também marcaram presença no mercado quando aportaram na cidade, antes de cruzar o caminho até o Palácio para assassinar o governador Lobo de Souza e ocupar o poder, em meados de 1835. Os primeiros carregamentos de borracha da Amazônia também passaram pelo Ver-o-Peso. As sementes de seringueira levadas para a Malásia, que provocariam mais tarde o colapso da economia do látex, também saíram das casas tributárias.
Outro fator histórico é a arquitetura com a qual foi construído. As famosas quatro torres de zinco são formadas pela estrutura de ferro do mercado de carnes que foi feita na Inglaterra e nos Estados Unidos da América para posteriormente ser montada em Belém, no ano de 1896. Apesar de todos os fatores mencionados apenas em 1947 foi tombado como patrimônio histórico pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
O Mercado de Ferro ou de Peixe, o Mercado Municipal de Carne, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio, a Praça dos Velames e o Palacete de Bolonha formam o complexo do Ver-o-Peso, que possui aproximadamente 30 mil metros quadrados e continua comercializando frutas e comidas típicas assim como ervas medicinais, roupas e bijuterias.
Turistas do mundo inteiro visitam o local diariamente e se maravilham com a abundância e versatilidade existente aliada, é claro, da simplicidade de quem trabalha e ajuda a todos com um sorriso no rosto típico do acolhedor povo de Belém. Além destas curiosidades históricas existem outras que apenas quem passa por lá, a qualquer hora do dia, pode vivenciar já que não existem portas.
FONTE: Comus ( portal orm)

I Encontro de Coordenadores de Sala de Informática em Bragança-Pa.

Aconteceu na escola Rio Caeté, sob o comando do NTE Bragantino, o I Enctro de Coordenadores da Sala de Informática das escolas da jurisdição da 1ª URE, com apresentação dos Professores que atuam no NTE e Planos de Ações para 2010, assim como, os Planos de Ação das Salas de Informáticas das escolas, discussão das idéias e ciclo de palestras com a professora Providência Rebelo - NTE Bragança (Trabalhando com Projetos na Sala de Informática) e o professor Luis B. Cavalcante - DITEC/SEDUC (A Importância do Trabalho do Coordenador da Sala de Informática para uma proposta de educação voltada para a inclusão digital e a cidadania).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Projeto em parceria da Seduc e UFPA incentiva pesquisa e leitura

Um projeto de ampliação e organização da sala de leitura é realizado na Escola Estadual Barão do Rio Branco, na avenida Generalíssimo Deodoro, em Nazaré. A idéia é motivar os alunos a desenvolver o hábito da leitura. "A escola não tinha biblioteca, aqui era um depósito e hoje já se pode perceber o nascimento de um espaço saudável para que o aluno se sinta confortável, na medida do possível, para ler", diz Michele Carvalho mentora e coordenadora do projeto que faz parte do programa "Fortalecer". O programa é uma realização da Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e a intervenção da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

"O programa como um todo visa despertar no aluno de escola pública o interesse pelo aprendizado através de pesquisa, capacitando esse aluno para o mundo acadêmico, fortalecendo o vínculo entre a escola de ensino fundamental e médio e a universidade", esclarece a professora Michele. Que conta com o auxílio de 15 estagiários, todos os alunos cotistas da UFPA, de Biblioteconomia, Geociência, Letras, Pedagogia, Publicidade, História e Ciência da Computação.

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quarta-feira, 24 de março de 2010

Ministério da Educação e Seduc lançam Projeto Aluno Integrado

Estão abertas as inscrições para o Projeto Aluno Integrado. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto é direcionado a estudantes com mais de 15 anos, regularmente matriculados na rede estadual de ensino e objetiva a formação técnica de alunos e professores para gerenciar de maneira correta as salas de informática, possibilitando o uso eficaz desses ambientes.

No Estado do Pará o Projeto Aluno Integrado será coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela Coordenação Estadual do Proinfo, sendo executado pelos Núcleos de Tecnologia (NTE's).

O NTE Prof. Washington L. B. Lopes (NTE Belém) já está realizando as inscrições dos interessados em participar do projeto. Os critérios de seleção serão os seguintes: alunos que estão cursando 2º e 3º ano do Ensino Médio ou 4ª etapa do EJA; alunos que participam ou participarão do Projeto Aluno Argonauta ou Projeto Escola de Portas Abertas e alunos que participam ou participarão do Projeto Rádio- Escola.

Informações site da seduc-para

Encontro dos Coordenadores da Sala de Informática e Ciclo de Palestras

Convite

A Coordenação do NTE-Bragança, convida os técnicos pedagógicos e os coordenadores da sala de informática das escolas estaduais para o I Encontro Bragantino de Coordenadores da Sala de Informática com Ciclo de Palestras sobre a Integração do Laboratório de Informática no Projeto Político Pedagógico da Escola.

Data: 26/03/2010.

Local: Sala de Vídeo da Escola Rio Caeté.

Fonte NTE BRAGANTINO


segunda-feira, 22 de março de 2010

O uso das TIC está em expansão no Brasil e no mundo. Isso significa que mais profissionais qualificados serão necessários para dar conta da demanda em ambientes educacionais, empresas e outras instituições. Neste sentido, o Governo federal, através do Ministério da Educação – MEC, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação – SEDUC/PA, oportuniza a alunos de de escolas públicas, qualificação no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O Programa Aluno Integrado é um curso na modalidade a distância, que visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a: monitorar diversos ambientes informatizados; auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem; e cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.

O curso é certificado pela Universidade Federal de Goiás – UFG e tem carga horária de 180h. Os conhecimentos adquiridos valorizam o currículo e aumentam a qualificação do jovem para o mercado de trabalho.

Pode participar o aluno regularmente matriculado na rede pública estadual de ensino, que tem a partir de 15 anos e está cursando do oitavo ano em diante(inclusive o EJA).

Procure um NTE mais perto de você e faça já sua inscrição!

Texto extraído Cetae/seduc

sexta-feira, 19 de março de 2010

O poder de uma vírgula

Sobre a Vírgula

Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI
(Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa… ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER…
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM…

Extraído do blog Madre Imaculada

domingo, 14 de março de 2010

O Uso da Informática na Prática Pedagógica: o processo ensino-aprendizagem

O uso da informática na prática pedagógica tornou-se assunto do dia-a-dia escolar. Percebe-se claramente uma grande preocupação política educacional com a formação e qualificação dos professores, exemplo disto, são as últimas ações do governo voltadas sobre formação continuada, equipamentos tecnológicos e a inserção de laboratórios de informática em muitas escolas.

A informática, desde que bem aplicada a uma educação comprometida com as necessidades reais e atuais de cada aluno, pode ser grande aliada na ampliação das potencialidades de todos, democratizando o acesso às informações e possibilitando novas perspectivas de vida.

O professor deve ser capaz de unificar os recursos do computador com os conteúdos e objetivos referentes a cada disciplina; dominando o computador como ferramenta para utilização dos diferentes softwares educativos.

No entanto, a informática só poderá contribuir para a melhoria da qualidade de ensino se vier acompanhada de um projeto pedagógico com uma gestão participativa para que haja interação e resgate da intencionalidade da prática pedagógica e compromisso das partes envolvidas no processo educacional.

Vale ressaltar que há profissionais que se sentem pressionados e estabelecem resistência às mudanças e, outros não se interessam pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, visto que, vêem no computador um rival, porém há outros que timidamente descobrem um aliado, auxiliando-lhes na prática pedagógica.

Diante dessas possibilidades de mudanças de concepções sobre essa atual realidade, as tecnologias educacionais, podem ser consideradas como ferramentas que contribuem para o processo ensino-aprendizagem.

Amojacy Ferreira

sexta-feira, 12 de março de 2010

Comitê Olímpico divulga regulamento das Olimpíadas Escolares

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou o regulamento da etapa nacional das Olimpíadas Escolares. Trata-se do maior evento estudantil esportivo brasileiro. O Caderno de Encargos das Olimpíadas Escolares 2010 e 2011 está disponível abaixo para download no site do COB (www.cob.org.br).

O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas (de 12 a 14, e de 15 a 17 anos) -, atualmente com nove modalidades (Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol). Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos nas nove modalidades e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Chegam à Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares as instituições de ensino que qualificaram na Seletiva Municipal e, posteriormente, na Seletiva Estadual.
Texto extraído do portal da seduc-pa

Informações do Time Brasil – Comitê Olímpico Brasileiro

domingo, 7 de março de 2010

8 de março - dia internacional da mulher

Mulheres são tecelãs,
Tecem sonhos com fios de lágrimas...
Mulheres são tecelãs,
Tecem vidas em suas barrigas
Com esperanças e alegrias infantis.
Mulheres são feiticeiras,
Inventam magias e encantamentos.
E atraem e cativam com um simples olhar.
Mulheres são meninas,
Acreditam em príncipes e finais felizes.
Mulheres são guerreiras,
Enfrentam a luta com galhardia.
E não esmorecem mesmo quando cansadas.
Mulheres são sabias.
Trazem em si toda a sabedoria do mundo
ao repartir entre os filhos, o pão, o carinho e o próprio tempo.
Mulheres são especiais.
Mulheres são seres próximos dos Deuses.
Mulheres são mães.
A mais perfeita tradução do mistério da eternidade da alma.
(Rita Licks)


QUANDO CHEGAR

"Quando chegar aos 30
serei uma mulher de verdade
nem Amélia num ninguém
um belo futuro pela frente
e um pouco mais de calma talvez

e quando chegar aos 50
serei livre, linda e forte
terei gente boa ao lado
saberei um pouco mais do amor
e da vida quem sabe

e quando chegar aos 90
já sem força, sem futuro, sem idade
vou fazer uma festa de prazer
convidar todos que amei
registrar tudo que sei
e morrer de saudade."

Martha Medeiros



Recebi via e-mail do querido professor Abílio Pacheco "Não poderia deixar passar, mas também não poderia mandar algo meu, nem algo de autores (homens) consagrados.
Optei por deixar que falassem mulheres. Escolhi Rita Licks e Martha Medeiros.

Felicidades, nesta data.
Marco de luta. Marco de conquistas.
marco para novas lutas e novas conquistas...
todos os dias.

Abilio Pacheco
www.abiliopacheco.com.br

sábado, 6 de março de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa é lançada em Belém

A 2ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, foi lançada em Belém para toda Região Norte. A cerimônia de apresentação da Olimpíada foi promovida, na manhã desta quinta-feira (4), na Igreja de Santo Alexandre, em Belém para os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins.

O evento tem o objetivo de ampliar as competências de leitura e escrita entre os alunos de diferentes níveis de escolaridade por meio da formação de professores. Até a etapa nacional, em Brasília, no mês de novembro, serão quatro etapas: escolar, municipal, estadual e regional. Além da distribuição de material didático, o programa promove oficinas de leitura e produção de texto para professores, desenvolvidas entre os meses de março e agosto.

Podem participar professores e alunos de 5ª a 9ª série do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. As inscrições serão feitas de acordo com a série de cada estudante, o gênero literário destinado a cada uma delas são: Poema, Memórias, Artigo de Opinião e Crônica.

Na primeira edição da Olimpíada, em 2008/2009, o Pará contou com 2 239 escolas inscritas, sendo o Estado que mais inscreveu escolas e teve um estudante de uma escola estadual do município de Altamira, entre os semi-finalistas. A meta em 2010 é atingir 80 mil escolas, em 5 450 municípios de todo Brasil.

Para a secretária Adjunta de Ensino, Ney Cristina Oliveira, que representou a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Olimpíada possibilita o estímulo e, apesar da competição, o sentimento de cooperação entre as escolas. “Além de possibilitar o processo de capacitação de professores, a Olimpíada melhora a auto estima dos estudantes e cria ambiente motivadores”, destacou.

Ney Cristina informou que a Seduc está providenciando a sua inscrição no programa. Após as inscrições das redes de ensino, cada escola pode fazer a sua inscrição nos sites do MEC, da Fundação Itaú Social e da Olimpíada.
Fonte: Ascom/Seduc

segunda-feira, 1 de março de 2010

Alô, alô, alô papai, alô mamâe...

Alô Papai, Alô Mamãe, Alô Queridos Ex-alunos da Escola Luiz Paulino Mártires, é com grande satisfação que parabenizo-lhes pela aprovação no vestibular. Eu sou daquelas pessoas que ainda acredita que a família e educação são os pilares para o crescimento pessoal e profissional de todo ser humano. Recebi do meu querido amigo, filho, colega, professor e gente muito boa, mestre Dário Benedito Rodrigues, a relação em ordem alfabética dos nossos ex-alunos, aprovados pela Universidade Federal do Pará. Eis os nomes dos nossos "meninos e meninas de ouro".

1. Ana Paula Cardoso Queiroz, Letras (Língua Portuguesa)
2. Benedito Genilson Costa Medeiros, - História
3. Cássio Vinícius da Silva e Silva,- Pedagogia
4. Daniele de Cássia da Silva Moreira - Pedagogia
5. Fernanda Catharine Fernandes Miranda - História
6. Glória Maria Conde Lima, - Matemática
7. Juliane Gomes de Alencar, - Pedagogia
8. Sâmea Braun da Silva Gomes, - História
9. Tom Jhoramy Oliveira da Rocha, - Ciências Biológicas
10. Wellyton Fabrício de Sousa Santos - Matemática





Escolas da rede pública de ensino terão acesso a TV Escola

O Ministério da Educação, em parceria com a Anatel e a empresa Embratel Tvsat Telecomunicações Ltda., deu início no mês de fevereiro a distribuição de 50 conjuntos de equipamentos, compostos de antenas receptoras digitais, decodificadores e aparelhos de TV, para escolas da rede pública de ensino terem acesso à TV Escola.

A entrega será efetuada em três etapas: primeiro as escolas receberão uma carta-resposta com o “termo de doação de equipamento” que deve ser preenchido com os dados oficiais da escola, assinado pelo diretor e enviado à Embratel. No segundo momento, serão entregues antena e decodificador. E por fim, a última etapa será feita por um técnico da Embratel, responsável pela instalação dos equipamentos, que levará, em mãos, uma carta de apresentação do Ministério da Educação.

AScom/Seduc