segunda-feira, 28 de junho de 2010

Dia da Língua



















No Colégio Pinheirense ( PHO-Ma), aconteceu um mega evento em alusão ao Dia da Língua, as mais diversas e significativas atividades pedagógicas foram organizadas e apresentadas pelo corpo docente e discente daquele querido e inesquecível educandário e o meu princípe Marcello Ferreira que está estudando lá, conhecendo novas culturas e fazendo novas amizades, marcou presença e demonstrou sua participação como aluno e admirador dessa instituição escolar.

terça-feira, 22 de junho de 2010

TALENTOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alunas do Augusto Meira vencem programa nacional

Estudantes do 3º ano da Escola Estadual Augusto Meira, no bairro de São Brás, as irmãs Carla Monique e Cássia Novique Lavareda Costa, de 17 e 16 anos respectivamente, deram um show ao representar a escola e o Estado do Pará durante o desafio de perguntas e respostas do programa “Tô Sabendo”, da TV Cultura.

As meninas chegaram à etapa final após vencerem estudantes de escolas públicas dos Estados de São Paulo e da Bahia e trouxeram na bagagem seis notebooks completos, sendo dois para a escola.

Com um boletim impecável, as irmãs foram indicadas por seus professores para representarem a escola e dizem que não imaginavam que chegariam tão longe. Depois de passarem por várias etapas eliminatórias no próprio Estado e vencerem alunos de três escolas, as irmãs arrumaram as malas e foram para Salvador, onde participaram da etapa final no dia 17 de junho.

“Passar por todas as etapas foi um processo desgastante e tenso, mas conseguimos”, comemora Cássia acrescentando que a vitória teve um sabor diferente por vencerem alunos de uma escola militar de Salvador, que é considerada uma das melhores escolas da capital baiana.

Alunas aplicadas, as irmãs sempre estudaram na rede pública e garantem que dedicam grande parte de seu tempo aos estudos. Com várias técnicas de estudo, elas dizem que estudam, em média, cerca de 10 horas diárias. Contudo, o maior desafio será no final do ano quando irão prestar vestibular para o curso de Medicina.

Para as irmãs, o investimento do Estado nas escolas e os projetos implantados fazem o diferencial para que os alunos possam ter um ensino de qualidade e “fazerem bonito” em outras regiões. “A escola nos dá condições para aprendermos devido a quantidade de projetos, cursos e oficinas disponibilizadas aos alunos”, diz Cássia.

A diretora da escola, Aldalina Ferreira comemora a vitória de suas alunas e fala da existência de excelentes alunos inseridos em vários projetos na instituição. “Temos um número considerável de alunos aplicados e que se destacam em várias situações”. Para comemorar a vitória, as irmãs serão homenageadas por alunos e professores em uma festa promovida pela escola no dia 30 de junho.

Ascom/Seduc

quinta-feira, 17 de junho de 2010

PCCR é aprovado na Assembléia Legislativa

O projeto de lei que instituirá o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para professores, técnicos em educação, servidores de nível médio e fundamental da rede pública estadual de ensino foi aprovado na manhã desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), beneficiando mais de 30 mil servidores da educação. O documento seguirá para o gabinete da governadora Ana Júlia Carepa que transformará em Lei o PCCR da educação, aguardado pela categoria há mais de 30 anos. Com a lei sancionada, o servidor da rede estadual passará a saber quando iniciou sua carreira, terá assegurado a progressão vertical e horizontal, vantagens e gratificações.

O documento foi aprovado por unanimidade de votos, em 1º e 2º turno e em redação final, por meio de acordo entre os 31 deputados presentes, em sessão ordinária presidida pelos deputados Domingos Juvenil e Miriquinho Batista. A partir de agora, o PCCR seguirá para o gabinete da governadora Ana Júlia Carepa que sancionará o projeto. Assistiram a votação membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp); o diretor de Ensino Médio, Geraldo Donizetti, e representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento, e Finanças (Sepof), que construiu o projeto de lei.

O PCCR foi protocolado no dia 7 de maio na Alepa. O documento foi aprovado após discussão junto ao Sintepp e aos deputados membros das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e de Educação. Para agilizar a votação, foi acordada uma força tarefa unindo as três comissões para encaminhar mais rapidamente o documento à votação. Foram apresentadas e votadas 12 emendas. Servidores do apoio administrativo e operacional, de nível fundamental e médio foram incluídos no Plano, que inicialmente atendia aos trabalhadores do magistério, atendendo a Lei Federal de nº 11.738, de 2008.

“Essa é a maior conquista que os servidores da categoria da educação tem em 15 anos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, professor Luís Cavalcante. Para ele, a construção, o debate e a aprovação do PCCR reafirmam o compromisso com a educação. “Acho que o nosso governo teve uma grande iniciativa no sentido de mostrar seu compromisso com a educação e com a necessidade de se ter uma carreira dos servidores do magistério, do técnico, com a inclusão dos demais. Fomos o único governo que fez isso ao atender uma demanda histórica da educação”, disse.


Conquista - A proposta também institui a Jornada de Trabalho para os professores em regência de classe. Com isso, o professor passa a ter direito a hora-atividade de 20% para planejamento, correção e formulação de provas, entre outros. As jornadas de trabalho para professores vão variar de 20, 30 e 40 horas semanais. Os servidores ocupantes do cargo de técnico em educação (pedagogo) terão jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A concessão de uma vantagem pecuniária para o cargo de professor AD1 e AD2, definidos como Classe Especial no PCCR, também foi aprovada. Eles ingressaram no Estado por meio de concursos públicos para o nível médio, realizados até 1988, modelo que está em extinção, já que não se faz mais concurso de nível médio para professor. Em reconhecimento à importância dos professores da Classe Especial, está prevista a concessão de uma gratificação de 50% em cinco anos, após a implementação do PCCR. No primeiro ano de execução do Plano será concedido um reajuste de 10%, que aumentará, anualmente, até completar os 50%.

“Eu vejo o plano como um salto de qualidade na vida do professor, para os alunos – qualidade de ensino mesmo. Não é possível educação de qualidade sem professor valorizado. Este plano de carreira tem em sua essência o objetivo maior da valorização da carreira do magistério. Daqueles que no dia a dia estão com os alunos e também fazem a educação”, afirmou Donizetti.
Texto extraído do portal da seduc

domingo, 6 de junho de 2010

Evento sobre ambiente traz 400 jovens de 52 países ao Brasil

Conferência
Sexta-feira, 04 de junho de 2010 - 18:28
O meio ambiente é o tema que mobilizará jovens de 12 a 15 anos pelos próximos dias. (Foto: Arquivo Confint2010)A Conferência Internacional Infantojuvenil Vamos cuidar do planeta reúne cerca de 400 jovens e adolescentes de 12 a 15 anos, vindos de 52 países, a partir deste sábado, 5, em Luziânia (GO), a 50 quilômetros de Brasília, para discutir os problemas ambientais e propor soluções e ações locais e globais. A Conferência terá duração de cinco dias.

O produto final da conferência será a Carta das responsabilidades – Vamos cuidar do planeta, na qual todos os jovens participantes se comprometem a adotar ações em suas comunidades e divulgar a carta para seus governos locais e nacionais.

A iniciativa do governo brasileiro, com participação dos ministérios da Educação e Meio Ambiente, tem por base experiências anteriores de conferências nacionais pelo meio ambiente que aconteceram no Brasil em 2003, 2006 e 2009. Os dados mostram que 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país, se envolveram no projeto.

Os 52 países participantes organizaram conferências nas escolas, onde alunos e professores debateram os desafios das mudanças climáticas e assumiram responsabilidades para a preservação ambiental em nível local.

Mais informações sobre a conferência podem ser obtidas pelos telefones (61) 2022-9195 ou (61) 2022-9195.

Assessoria de Imprensa da Secad

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sindicato põe fim à greve

Governo firma acordo com trabalhadores em educação e aulas devem ser retomadas na segunda-feira

Trabalhadores em educação do Pará decidiram pelo fim da greve da categoria, em assembleia realizada ontem, no Centro Social de Nazaré. Mais cedo, às 13h, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), membros do governo do Estado e deputados estaduais, se reuniram na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), onde foram estipulados 16 pontos de consenso entre as partes para o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores. Na assembleia dos trabalhadores, ainda foi acordado que nos dias 9, 15 e 16 de junho, os trabalhadores vão fazer manifestações em frente à Alepa para pressionar pela aprovação do PCCR. As aulas na rede pública estadual devem voltar ao normal na próxima segunda-feira.

Na reunião, na qual Sintepp e governo do Estado entraram em acordo, ainda estiveram presentes 10 deputados estaduais e o chefe da Casa Civil do Estado, Everaldo Martins. Dentre os principais pontos do acordo para o PCCR está a titularidade, segundo a qual o servidor que possuir títulos acadêmicos - especialização, mestrado ou doutorado -, deverá receber, como gratificação, 10%, 20% e 30% de aumento, respectivamente. Outro ponto de destaque é que professores do magistério deverão cumprir sua jornada de trabalho, prioritariamente, numa única unidade de ensino. Caso não haja turmas suficientes para o preenchimento de toda a carga horário do professor, ele deverá complementar as horas restantes com projetos que devem ser regulamentados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Leia a matéria na íntegra