terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Programa vai incentivar 5 mil crianças a praticar esportes
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Leitura ajuda no tratamento de doenças
Você sabe o que é biblioterapia? Seria o tratamento ou a cura de um doente por meio de livros? Quase isso. A biblioterapia é uma técnica aplicada desde as idades antiga e média que consiste em estimular pacientes internados em hospitais à leitura de livros, ajudando-os a lidar melhor com o ambiente hospitalar. Mostrar o valor terapêutico da leitura é a proposta do Projeto "Biblioterapia para pacientes internados no HUJBB", coordenado pela técnico-administrativa Rosiany Amaral da Silva. Continue lendo!
:http:/www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
'Economia e Vida' é o tema da Campanha da Fraternidade 2010
Com o tema 'Economia e Vida' e com lema 'vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro'a Campanha da Fraternidade 2010 quer ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida.
Nesta quarta-feira(17), as Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil), lançaram em todo o País, a Campanha da Fraternidade 2010.
Pela terceira vez a campanha é realizada de forma ecumênica, como aconteceu em 2000 e 2005. O coordenador da campanha, Tony Vilhena, disse que fazer uma campanha ecumênica é o melhor para a sociedade 'a união das igrejas facilita a reflexão sobre a economia, pois a economia dever estar a serviço da vida e não o contrário'.
No domingo (21), está programada a abertura oficial do evento em Belém, as 8h, na Escadinha do Cais do Porto, com uma celebração ecumênica com a presença de várias igrejas cristãs. Em seguida, os fiéis seguirão em cortejo, pela Avenida Presidente Vargas, até a Praça da República.
O objetivo geral da campanha deste ano é colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e dos fiéis, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.
Os Objetivos específicos são:
1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;
2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;
3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;
4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;
5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.
Redação Portal ORM
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Raimunda Ramos: A Mulher Empreendedora de Sucesso na Região Bragantina.
Lei mais
sábado, 13 de fevereiro de 2010
10º Sagrafest - Bragança/pa
-Sagrafest 2010, porque louvar a Deus é bom demais-
Por Marcello Ferreira
Triste folia ( Eliane Cantanhêde )
Brasília fez bonito na reação à ditadura militar. Perdeu Honestino Guimarães, morto enquanto estudante da UnB; liderou o renascimento do movimento estudantil; viu carreatas levando chicotadas de generais na Esplanada dos Ministérios; votou contra Collor em 1989, participou ativamente dos grandes movimentos pela redemocratização do país. Para dar nisso...
A guinada maldita, que gerou todos esses escândalos, começou ainda no final da década de 1980, com o Brasil fervilhando com a Constituinte. Foi aí o primeiro governo, o único por nomeação, de Joaquim Roriz no DF. A partir de 1990, os governadores passaram a ser eleitos e Roriz teve mais três mandatos, somando 12 dos 20 anos de poder desde então. Continue lendo:
Extraído da Folha Online
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Poema Matemático
Olhou-a com seu olhar inumerável e viu-a, do ápice à base.
Uma figura ímpar, olhos rombóides, boca trapezóide, corpo ortogonal, seios esferóides.
Fez da sua uma vida paralela a dela até que se encontraram no infinito.
"Quem és tu?" - indagou ele com ânsia radical. "Eu sou a soma dos quadrados dos catetos, mas pode me chamar de hipotenusa". E de falarem descobriram que eram o que, em aritmética, corresponde às almas irmãs, primos entre - si.
E assim se amaram ao quadrado da velocidade da luz numa sexta potenciação traçando ao sabor do momento e da paixão: retas, curvas, círculos e linhas senoidais.
Nos jardins da quarta dimensão, escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidianas e os exegetas do universo finito.
Romperam convenções Newtonianas e Pitagóricas e, enfim, resolveram se casar, constituir um lar mais que um lar, uma perpendicular.
Convidaram os padrinhos: o poliedro e a bissetriz, e fizeram os planos, equações e diagramas para o futuro, sonhando com uma felicidade integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones muito engraçadinhos e foram felizes até aquele dia em que tudo, afinal, vira monotonia.
Foi então que surgiu o máximo divisor comum, freqüentador de círculos concêntricos viciosos, ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza absoluta e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, quociente percebeu que com ela não formava mais um todo, uma unidade.
Era o triângulo tanto chamado amoroso desse problema; ele era a fração mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade e tudo que era espúrio passou a ser moralidade, como, aliás, em qualquer Sociedade ..."
Extraído do blog da professora Ruberlitz
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Prorrogadas as inscrições para os cursos de formação continuada do MEC
Extraído do site da seduc -pa
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Correios vai abrir inscrições para contratar 4.355 jovens aprendizes
De 8 a 26 de fevereiro, a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) estará recebendo inscrições para o processo seletivo nacional destinado ao preenchimento de 4.355 vagas do Programa Jovem Aprendiz. Para se candidatar, é preciso ter idade entre 14 e 21 anos completos, ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental.
O cadastro deve ser feito pelo site dos Correios ou nas agências listadas no edital. A taxa custa R$ 10. Não há limite máximo de idade para os portadores de deficiência que queiram participar do processo seletivo, que reserva 5% das vagas oferecidas para este grupo.
O contratado irá trabalhar por um período de dois anos, com jornada de quatro horas diárias (20 horas semanais). Desse total, oito horas serão destinadas à formação técnico-profissional em Auxiliar Administrativo, com aulas ministradas nas escolas do Senai, ou, quando estas não existirem na localidade, em outro órgão do sistema “S” (Senac, Senar, Senat ou Sescoop) ou em escolas técnicas de educação (Cefets).
Continue lendo
Por Luiz De França
Há pouco mais de uma semana, o meia-atacante Ryan Babel, do Liverpool, usou o Twitter para expressar insatisfação com o fato de ter ficado de fora de uma partida, por decisão do técnico do time. A direção do clube inglês aplicou uma multa ao atleta, equivalente a 173.000 reais, porque entendeu que ele tornou público um assunto que deveria ser resolvido internamente. O episódio ilustra um desafio crescente da vida de milhões de profissionais que utilizam o Twitter, em particular, e as redes sociais, em geral: como aproveitar os benefícios desses ambientes virtuais com prudência. Muita gente mistura vida pessoal com o trabalho e divulga informações que deveriam continuar sob sigilo corporativo. Acaba, assim, arriscando a carreira. Confira dicas do que se deve ou não postar, segundo especialistas.
VEJA TAMBÉM
MAIS INFORMAÇÕES
Para a professora de ética Maria Cecília Coutinho de Arruda, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), as opiniões divulgadas no Twitter, blogs e outras redes não devem ultrapassar o "limite do bom senso". "Falar mal de algum colega de trabalho ou superior hierárquico e expor defeitos ou erros de terceiros são condutas antiéticas, que não devem ser seguidas por ninguém", afirma.
Continue lendo
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Alunos de 15 anos fazem teste de HIV em escolas do Maranhão.
SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha
O governo do Maranhão começou a fazer testes de diagnóstico rápido de HIV em alunos do ensino médio, a partir de 15 anos, de escolas públicas de São Luís, sem pedir autorização aos pais. Os testes são feitos no horário letivo e o resultado, entregue na própria escola, diretamente ao aluno, em 15 minutos.
A medida é criticada porque exclui os pais do processo e dá margem à exposição do aluno. A realização do exame é opcional. Os pais, além de não precisarem dar autorização, não são comunicados do resultado.
Em três dias de campanha, iniciada na sexta passada, foram feitos 299 testes --nenhum deles teve resultado positivo.
A coordenadora do Programa de DST/Aids da Secretaria da Saúde do Maranhão, Osvaldina Silva da Mota, afirmou que a campanha atinge cinco escolas.
Os testes são feitos por técnicos da Secretaria da Saúde a partir de uma amostra de sangue colhida na hora. O resultado, segundo a coordenadora, é entregue individualmente por profissionais treinados do CTA (Centro de Testagem e Acompanhamento) de São Luís. Os alunos são orientados a não revelar o resultado aos colegas para evitar eventuais constrangimentos.
Caso o teste dê positivo, o que ainda não aconteceu, o aluno é aconselhado a contar para a família. "Não temos como contar para a família. Temos de trabalhar o adolescente para que ele fale", disse a coordenadora.
Para Mota, abrir mão da autorização paterna facilita a realização do teste. "Existem pais que acham que a menina ainda não teve relação sexual, embora tenha tido há muito tempo."
Ela diz que muitas meninas, antes de fazer o teste, perguntam se os pais vão ficar sabendo.
Raimundo Barros Ribeiro, diretor do Centro de Ensino Dayse Galvão, onde foram feitos 96 testes de HIV anteontem, disse que a experiência foi positiva.
Críticas
Na opinião de Genaro Ferreiro de Lima, do Conselho Tutelar de São Paulo, os adolescentes precisam, sim, ser representados pelo pai ou pela mãe em se tratando de educação e saúde.
Para o advogado criminalista Antônio Gonçalves, consultor da Comissão de Direitos Humanos da OAB paulista, o governo do Maranhão viola Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece que o poder de decisão sobre criança ou adolescente é dos pais ou responsáveis. "A secretaria exclui do processo as únicas pessoas que deveriam participar da decisão."
O advogado disse que o teste feito no ambiente escolar também pode causar ao adolescente um constrangimento moral, o que pode ser caracterizado como crime de constrangimento ilegal. "O adolescente que não quiser fazer o teste, por exemplo, pode ser visto como alguém que tem algo a esconder"
Fonte http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u688584.shtml