O uso da informática na prática pedagógica tornou-se assunto do dia-a-dia escolar. Percebe-se claramente uma grande preocupação política educacional com a formação e qualificação dos professores, exemplo disto, são as últimas ações do governo voltadas sobre formação continuada, equipamentos tecnológicos e a inserção de laboratórios de informática em muitas escolas.
A informática, desde que bem aplicada a uma educação comprometida com as necessidades reais e atuais de cada aluno, pode ser grande aliada na ampliação das potencialidades de todos, democratizando o acesso às informações e possibilitando novas perspectivas de vida.
O professor deve ser capaz de unificar os recursos do computador com os conteúdos e objetivos referentes a cada disciplina; dominando o computador como ferramenta para utilização dos diferentes softwares educativos.
No entanto, a informática só poderá contribuir para a melhoria da qualidade de ensino se vier acompanhada de um projeto pedagógico com uma gestão participativa para que haja interação e resgate da intencionalidade da prática pedagógica e compromisso das partes envolvidas no processo educacional.
Vale ressaltar que há profissionais que se sentem pressionados e estabelecem resistência às mudanças e, outros não se interessam pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, visto que, vêem no computador um rival, porém há outros que timidamente descobrem um aliado, auxiliando-lhes na prática pedagógica.
Diante dessas possibilidades de mudanças de concepções sobre essa atual realidade, as tecnologias educacionais, podem ser consideradas como ferramentas que contribuem para o processo ensino-aprendizagem.
Excelente comentário Professora Amojacy.
ResponderExcluirUnidade Escolar Raimundo Wall Ferraz - Teresina - PI
abraços;
Raimundo Nonato Soares
seu texto esta muito legal.Isso do porfessor não querer abraçar essa mei tecnológico contribui com sua total ultrapassagem na paprendizagem.
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