domingo, 14 de março de 2010

O Uso da Informática na Prática Pedagógica: o processo ensino-aprendizagem

O uso da informática na prática pedagógica tornou-se assunto do dia-a-dia escolar. Percebe-se claramente uma grande preocupação política educacional com a formação e qualificação dos professores, exemplo disto, são as últimas ações do governo voltadas sobre formação continuada, equipamentos tecnológicos e a inserção de laboratórios de informática em muitas escolas.

A informática, desde que bem aplicada a uma educação comprometida com as necessidades reais e atuais de cada aluno, pode ser grande aliada na ampliação das potencialidades de todos, democratizando o acesso às informações e possibilitando novas perspectivas de vida.

O professor deve ser capaz de unificar os recursos do computador com os conteúdos e objetivos referentes a cada disciplina; dominando o computador como ferramenta para utilização dos diferentes softwares educativos.

No entanto, a informática só poderá contribuir para a melhoria da qualidade de ensino se vier acompanhada de um projeto pedagógico com uma gestão participativa para que haja interação e resgate da intencionalidade da prática pedagógica e compromisso das partes envolvidas no processo educacional.

Vale ressaltar que há profissionais que se sentem pressionados e estabelecem resistência às mudanças e, outros não se interessam pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, visto que, vêem no computador um rival, porém há outros que timidamente descobrem um aliado, auxiliando-lhes na prática pedagógica.

Diante dessas possibilidades de mudanças de concepções sobre essa atual realidade, as tecnologias educacionais, podem ser consideradas como ferramentas que contribuem para o processo ensino-aprendizagem.

Amojacy Ferreira

2 comentários:

  1. Excelente comentário Professora Amojacy.
    Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz - Teresina - PI

    abraços;
    Raimundo Nonato Soares

    ResponderExcluir
  2. seu texto esta muito legal.Isso do porfessor não querer abraçar essa mei tecnológico contribui com sua total ultrapassagem na paprendizagem.

    ResponderExcluir